Chamada para a rede fixa nacional

Gestão de Cookies

Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.

Aceitar

Recusar

24 Dezembro 2022

Astigamatismo - O que é?

o astigmatismo é um defeito apresentado na córnea que provoca a sensação de visão dupla ou desfocada e feixes de luz, tanto ao perto como ao longe.

Quando o vidro de um relógio se parte, consegue ver com a mesma clareza as horas? Não. O mesmo acontece no caso do astigmatismo. 

A córnea é uma estrutura dos nossos olhos que funciona exatamente como o vidro de um relógio, ou seja, é uma estrutura transparente que cobre os olhos. Quando esta estrutura sofre algum defeito, ocorre o astigmatismo.

Assim sendo, o astigmatismo é um defeito apresentado na córnea que provoca a sensação de visão dupla ou desfocada e feixes de luz, tanto ao perto como ao longe.

Tal como a maioria dos problemas oculares, o astigmatismo pode ser hereditário, derivado de um problema genético, ou provocado por um trauma no olho.

 Ao contrário de algumas dificuldades visuais, o astigmatismo pode ser facilmente corrigido, sendo por isso fundamental actuar com rapidez para resolver o problema.

 Sinais de Astigmatismo

- Ver objetos desfocados, tanto de perto como longe.

- Ver feixes de luz quando está a conduzir.

- Ver letras duplicadas, enquanto lê um livro.

- Dor de cabeça frequente.

- Vontade frequente de esfregar os olhos.

- Cansaço excessivo após conduzir e/ou ler.

 

O diagnóstico

O diagnóstico é realizado por um oftalmologista, através de um exame de acuidade visual, onde são feitos testes oculares para apurar a capacidade que a pessoa tem de ver letras/símbolos a uma maior ou menor distância, com maior ou menor nitidez, bem como testes onde é avaliado todo o globo ocular da pessoa, sendo analisadas as suas características. Através desse exame, o médico consegue apurar se a pessoa possui ou não astigmatismo, bem como outros possíveis problemas oftalmológicos e o seu grau.

                              

Quando é indicado ir ao oftalmologista

Os exames oftalmológicos variam de acordo com a idade da pessoa e a presença de problemas de visão. Por um lado, as pessoas com problemas de visão devem fazer exames anualmente e sempre que algum sintoma do problema agravar. Por outro lado, todas as pessoas devem fazer exames de rotina periodicamente.

                - Ao nascer deve ser realizado um teste 

                - Aos 5 anos, antes de entrarem na escola primária, caso não tenham apresentado sintomas anteriormente, é importante as crianças serem                      examinadas a fim de diagnosticar possíveis problemas que podem dificultar o processo de aprendizagem. Durante a escolaridade, é                                aconselhável que o exame seja repetido anualmente.

                - Entre os 20 e os 40 anos devem acontecer, pelos menos, duas consultas oftalmológicas.

                - Entre os 40 e os 65 anos a vista começa a demonstrar mais tendência em ficar cansada/afetada e, por isso, as consultas devem passar a                        ser de 2 em 2 anos. 

                - Após os 65 anos, é fundamental que a avaliação ocular passe a ser anual.

No caso de existirem outros problemas de saúde, como diabetes, pressão arterial elevada, glaucoma ou rotinas com trabalhos visualmente exigentes, como trabalhar com tecnologias ou trabalhos minuciosos, o médico pode recomendar exames mais frequentes.

 

 

Tratamento de Astigmatismo

Óculos

A forma mais simples e comum de tratar o astigmatismo, é através da utilização de óculos com lentes que corrigem o erro refrativo da luz. No caso de pessoas com mais de 40 anos, geralmente é necessária a utilização de lentes progressivas, com graduações diferentes ao longo da sua superfície, para tratarem não só o astigmatismo, mas também a “vista cansada”.

 

Lentes de Contacto

As lentes de contacto podem ser utilizadas a partir dos 15 anos e têm a mesma funcionalidade dos óculos, neste tratamento. Para algumas pessoas, a utilização de lentes de contacto pode ser uma opção mais confortável pois oferecem um campo de visão mais amplo e podem ser utilizadas, por exemplo, durante práticas desportivas de alto impacto.

 

Lente intraocular

Quando a pessoa não quer utilizar óculos nem lentes de contacto, pode ser realizada uma cirurgia para serem colocadas lentes intraoculares. Esta cirurgia só é recomendada caso estejam reunidas todas as condições necessárias apuradas pelos médicos. No caso do astigmatismo, esta lente intraocular é semelhante às lentes de contacto, mas colocada de forma permanente. 

 

Cirurgia refrativa a laser

Quando o uso de óculos ou lentes não é suficiente, pode ser indicada a realização de uma cirurgia a laser. Esta cirurgia só é recomendada quando a graduação estabiliza. Esta cirurgia permite moldar a superfície da córnea e, assim, corrigir os erros do astigmatismo.

  

Não se esqueça de fazer brincadeiras em família, de passear ao ar livre e ir ao parque. Desconecte-se das tecnologias e das exigências do trabalho e ajude, também, os seus olhos e os da sua família.

Venha e traga os seus familiares com frequência para garantir que o astigmatismo e outros problemas oculares sejam devidamente diagnosticados e tratados. Não há necessidade de passarem mais um dia desfocados! Para mais dicas de saúde ocular, acompanhe o nosso blogue e coloque as suas dúvidas nos comentários ou venha conhecer a nossa Óptica pessoalmente.