Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.
Aceitar
Recusar
Catarata é uma doença que resulta da deterioração do cristalino, lente natural do olho, provocando visão opaca.
Sabia que as cataratas são conhecidas como “doença do idoso”?
Catarata é uma doença que resulta da deterioração do cristalino, lente natural do olho, provocando visão opaca. No caso da Catarata não ser tratada pode progredir, levando o doente à cegueira.
Esta doença é degenerativa sendo causada, principalmente, pelo envelhecimento, ocorrendo em pessoas com mais de 45 anos. No entanto, este problema pode ser originado por cirurgias intraoculares, medicamentos, doenças como a diabetes, galactosemia, doenças renais, infeções e infamações oculares.
Sinais de Cataratas
- Visão desfocada ou turva.
- Visão dupla num dos olhos.
- Redução da visão noturna.
- Diminuição da sensibilidade às cores e aos contrastes.
- Alteração frequente da graduação oftalmológica associada a outros problemas oculares.
- Aumento da sensibilidade à luz.
- Dor e vermelhidão do olho.
Prevenção
Existe uma relação comprovada entre a deterioração do cristalino com a exposição à radiação solar, assim, é recomendado a utilização de óculos escuros certificados* e nunca olhar diretamente para o sol.
Outra medida a ter em conta é nunca utilizar colírios sem a prescrição médica, especial se tiverem corticoides na sua composição.
Além disso, hábitos saudáveis como não fumar, ter uma alimentação saudável e equilibrada, fazer pausas durante a utilização de dispositivos tecnológicos e praticar exercício físico são recomendados para a prevenção de doenças oculares.
Diagnóstico
O diagnóstico é realizado por um oftalmologista, através de exames onde o especialista analisa a estrutura interna do olho de acuidade visual, onde são feitos testes oculares para apurar a capacidade que a pessoa tem de ver letras/símbolos a uma maior ou menor distância.
Através desse exame, o médico consegue apurar se a pessoa possui ou não miopia, bem como outros possíveis problemas oftalmológicos e o seu grau.
Tratamento da Catarata
Após o diagnóstico desta doença ocular não existe nenhum medicamento que a cure, no entanto, existe a possibilidade de realizar uma cirurgia que reverte a situação, independentemente do grau de diminuição da visão.
Quanto mais avançada for a catarata e maior for a diminuição da visão do doente, mais complexa se torna a cirurgia e, por isso, é fundamental a cirurgia ser feita o mais cedo possível.
A operação à catarata pela sua remoção e do cristalino, substituindo-o por uma lente transparente que permite que a luz passe sem dificuldade, voltando a criar uma imagem nítida.
Este processo é rápido, demorando cerca de 20 minutos e a pessoa está acordada, recebendo apenas anestesia, por gotas, que a impede de sentir dor no olho. Após a cirurgia a pessoa pode regressar a casa, tendo que, nos primeiros dias, evitar movimentos bruscos, esforços, proteger os olhos contra sujidades e poeiras para diminuir a probabilidade de infeções. Além disso, necessita de colocar gotas oftalmológicas com antibiótico e anti-inflamatório para facilitar a recuperação.
Para além desta cirurgia remover a catarata, pode ainda corrigir ou diminuir problemas como miopia https://opticabarreto.com/miopia, hipermetropia https://opticabarreto.com/hipermetropia e astigmatismo https://opticabarreto.com/astigmatismo.
Não se esqueça de fazer brincadeiras em família, de passear ao ar livre e ir ao parque.
Desconecte-se das tecnologias e das exigências do trabalho e ajude, também, os seus olhos e os da sua família.
Venha e traga os seus familiares com frequência à Óptica Barreto, para garantir que este e outros problemas oculares sejam devidamente diagnosticados e tratados. Não arrisque, a sua visão é fundamental. Para mais dicas de saúde ocular, acompanhe o nosso blogue e coloque as suas dúvidas nos comentários ou venha conhecer a nossa Óptica pessoalmente.