Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.
Aceitar
Recusar
Pode ser causada pela tosse, espirros, esforço físico, traumatismo ocular, infeção e inflamação ocular.
A hemorragia ocular ou derrame nos olhos ocorre normalmente na conjuntiva (parte da frente do olho), sendo visível como uma mancha de sangue.
Quando o derrame ocorre na conjuntiva é designado de Hemorragia Subconjuntival. Neste caso, é facilmente percetível pelos doentes. A mancha de sangue pode assumir várias formas e tamanhos. Pode ser causada pela tosse, espirros, esforço físico, traumatismo ocular, infeção e inflamação ocular, e utilização de algums medicamentos. Na hemorragia subconjuntival, o derrame de sangue ocorre, normalmente, devido à rutura espontânea ou, então, devido a pequenos traumatismos dos vasos conjuntivais, por fragilidade ou por pressão elevada dentro deles. Pode ser acompanhado por alguns sinais e sintomas adicionais como a sensação de ardor nos olhos, a sensibilidade à luz, visão turva, dor nos olhos, ou secreção ocular.
Na maioria dos casos, para além do sangue no olho ou vermelhidão, não ocorrem quaisquer sinais ou sintomas adicionais. O sinal mais evidente de uma hemorragia subconjuntival é uma mancha vermelha de sangue vivo ou brilhante na parte branca dos olhos. Embora estas hemorragias sejam geralmente, auto-limitadas, inofensivas e evoluirem de forma favorável sem riscos e complicações, aconselha-se uma visita ao seu médico Oftalmologista para permitir esclarecer as causas, especialmente se for recorrente.