Chamada para a rede fixa nacional

Gestão de Cookies

Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.

Aceitar

Recusar

12 Dezembro 2022

Hipermetropia - Sabe o que é?

Tem tendência a afastar o livro, o telemóvel, a carta para conseguir ler melhor? Já perguntou porquê?

Hipermetropia, o que é? 

Tem tendência a afastar o livro, o telemóvel, ou uma carta para conseguir ler melhor? Já perguntou porquê? 

Hipermetropia é a dificuldade em ver ao perto, ou seja, é um problema ocular em que as pessoas conseguem ver bem os objetos ao longe, mas o que está perto, como um livro, uma fotografia ou um telemóvel, parecem desfocados. Tal como a Miopia*, também a hipermetropia pode ter origem hereditária, passando geneticamente de pais para filhos/netos. Este problema visual pode também advir de estrabismo acomodativo** na infância. A hipermetropia é facilmente percetível em crianças, por ser, muitas vezes, acompanhada de estrabismo acomodativo. No entanto, quando só aparece mais tarde a hipermetropia passa frequentemente despercebida, pois as pessoas têm uma capacidade grande de acomodação, e não dão importância aos sintomas. 

Sinais de hipermetropia

- Dificuldade em ver ao perto.

- Afastar, tendencialmente, os objetos próximos para os conseguir focar.

- Perda de concentração.

- Dores de cabeça, principalmente ao final do dia.

- Dores na região dos olhos.

- Ardor de olhos.

- Náuseas.  

 

O diagnóstico

                O diagnóstico é realizado  através de um exame de acuidade visual, onde são feitos testes oculares para apurar a capacidade que a pessoa tem de ver letras/símbolos a uma maior ou menor distância. Através desse exame, o médico consegue apurar se a pessoa possui ou não hipermetropia, bem como outros possíveis problemas oftalmológicos e o seu grau. No caso de crianças, pode ser necessária a utilização de gotas para dilatar os olhos e, assim, melhorar a quantificação da hipermetropia.

 

Quando é indicado fazer a revisão?

Os exames variam de acordo com a idade da pessoa e a presença de problemas de visão. Por um lado, as pessoas com problemas de visão devem fazer exames anualmente e sempre que algum sintoma do problema agravar.

Por outro lado, todas as pessoas devem fazer exames de rotina periodicamente.

                - Ao nascer deve ser realizado o teste do olhinho

                - Aos 5 anos, antes de entrarem na escola primária, caso não tenham apresentado sintomas anteriormente, é importante as crianças                                serem examinadas a fim de diagnosticar possíveis problemas que podem dificultar o processo de aprendizagem. Durante a escolaridade,                        é aconselhável que o exame seja repetido anualmente.

                - Entre os 20 e os 40 anos devem acontecer, pelos menos, duas consultas oftalmológicas.

                - Entre os 40 e os 65 anos a vista começa a demonstrar mais tendência em ficar cansada/afetada e, por isso, as consultas devem passar a                        ser de 2 em 2 anos. 

                - Após os 65 anos, é fundamental que a avaliação ocular passe a ser anual.

No caso de existirem outros problemas de saúde, como diabetes, pressão arterial elevada, glaucoma *** ou rotinas com trabalhos visualmente exigentes, como trabalhar com tecnologias ou trabalhos minuciosos, pode ser recomendado exames mais frequentes.

 

 

Tratamento da Hipermetropia

Óculos

Uma forma de tratar a hipermetropia é através da utilização de óculos que possuem lentes que compensam a curvatura errada da córnea ou o comprimento mais curto do globo ocular. 

 

Lentes de contacto

As lentes de contacto têm a mesma funcionalidade dos óculos, neste tratamento. Para algumas pessoas, a utilização de lentes de contacto pode ser uma opção mais confortável pois oferecem um campo de visão mais amplo e podem ser utilizadas, por exemplo, durante práticas desportivas de alto impacto.

 

               

Prevenção

Apesar de este problema ocular não ser possível de prevenir, há medidas que protegem os olhos, tais como realizar consultas médicas regulares, controlar doenças como diabetes e hipertensão arterial, proteger os olhos de radiação ultravioleta com óculos certificados, manter uma dieta saudável e equilibrada, utilizar uma iluminação adequada e fazer pausas durante a utilização de dispositivos tecnológicos.

 

 

Não se esqueça de fazer brincadeiras em família, de passear ao ar livre e ir ao parque. Desconecte-se das tecnologias e das exigências do trabalho e ajude, também, os seus olhos e os da sua família.

Venha e traga os seus familiares com frequência à Óptica Barreto, para garantir que a hipermetropia e outros problemas oculares sejam devidamente diagnosticados e tratados. Não há necessidade de passarem mais um dia desfocados! Para mais dicas de saúde ocular, acompanhe o nosso blogue e coloque as suas dúvidas nos comentários ou venha conhecer a nossa Óptica pessoalmente.