Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.
Aceitar
Recusar
O que é a Miopia?
Miopia, o que é? Imagine que vê o seu filho ou outro familiar na rua e não o reconhece, acha impossível? Não é, para muitas pessoas.
Miopia é a dificuldade em ver ao longe. Ou seja, é um problema ocular em que as pessoas conseguem ver bem os objetos próximos, mas o que está longe, como um sinal de trânsito ou um cartaz publicitário, parecem desfocados. A Miopia é um problema geralmente genético e hereditário, podendo passar de geração em geração.
Caso tenha dificuldades em ver ao longe, é importante prestar atenção aos sinais de miopia nos seus filhos e netos. Estes sinais costumam aparecer cedo, agravando-se com o passar dos anos, caso não seja devidamente tratado.
Sinais de Miopia
Sinais de Miopia mais evidentes nas crianças
O diagnóstico
O diagnóstico é realizado por um oftalmologista, através de um exame de acuidade visual, onde são feitos testes oculares para apurar a capacidade que a pessoa tem de ver ver letras/símbolos a uma maior ou menor distância. Através desse exame, o médico consegue apurar se a pessoa possui ou não miopia, bem como outros possíveis problemas oftalmológicos e o seu grau.
Quando é indicado ir ao oftalmologista?
Os exames oftalmológicos variam de acordo com a idade da pessoa e a presença de problemas de visão. Por um lado, as pessoas com problemas de visão devem fazer exames anualmente e sempre que algum sintoma do problema agravar.
Por outro lado, todas as pessoas devem fazer exames de rotina periodicamente.
- Ao nascer deve ser realizado um teste
- Aos 5 anos, antes de entrarem na escola primária, caso não tenham apresentado sintomas anteriormente, é importante as crianças serem examinadas a fim de diagnosticar possíveis problemas que podem dificultar o processo de aprendizagem. Durante a escolaridade, é aconselhável que o exame seja repetido anualmente.
- Entre os 20 e os 40 anos devem acontecer, pelos menos, a cada 2 ou 3 anos.
- Entre os 40 e os 65 anos a vista começa a demonstrar mais tendência em ficar cansada/afetada e, por isso, as consultas devem passar a ser de 2 em 2 anos.
- Após os 65 anos, é fundamental que a avaliação ocular passe a ser anual.
No caso de existirem outros problemas de saúde, como diabetes, pressão arterial elevada, glaucoma, ou rotinas com trabalhos visualmente exigentes, como trabalhar com tecnologias ou trabalhos minuciosos, o médico pode recomendar exames mais frequentes.
Correcção da Miopia
Óculos
A forma mais simples e comum de tratar a miopia é através da utilização de óculos que possuem lentes que corrigem a refração da luz, fazendo com que a imagem volte a ficar focada sobre a retina. Em casos de baixo grau de miopia, a utilização dos óculos pode acontecer apenas para a realização de certas atividades, como assistir a um filme, conduzir e/ou ler.
Lentes de Contacto
As lentes de contacto têm a mesma funcionalidade dos óculos, neste tratamento. Para algumas pessoas, a utilização de lentes de contacto pode ser uma opção mais confortável pois oferecem um campo de visão mais amplo e podem ser utilizadas, por exemplo, durante práticas desportivas de alto impacto.
Cirurgia refrativa a laser
Quando o uso de óculos ou lentes não é suficiente, pode ser indicada a realização de uma cirurgia a laser. Esta cirurgia só é recomendada quando o grau de miopia já se encontra estabilizado.
Não se esqueça de fazer brincadeiras em família, de passear ao ar livre e ir ao parque. Desconecte-se das tecnologias e das exigências do trabalho e ajude, também, os seus olhos e os da sua família.
Visite-nos com regularidade e efectue um rastreio, para garantir que a miopia e outros problemas oculares sejam devidamente diagnosticados e tratados. Não há necessidade de passarem mais um dia desfocados! Para mais dicas de saúde ocular, acompanhe o nosso blogue e coloque as suas dúvidas nos comentários ou venha conhecer a nossa Óptica pessoalmente.