Enchroma

O que é Daltonismo?

O daltonismo é um tipo de deficiência visual em que o indivíduo não é capaz de reconhecer e diferenciar algumas cores específicas. O distúrbio recebeu este nome em homenagem ao químico inglês John Dalton, que foi o primeiro estudar as características do daltonismo.

Existem três tipos de Daltonismo:

Protanopia

Este tipo de daltonismo é o mais comum de todos e é caracterizado, principalmente, pela diminuição ou ausência total do pigmento vermelho. No seu lugar, o indivíduo com o protanopia pode distinguir tons de castanho, verde ou cinza, mas, em geral, varia de acordo com a quantidade de pigmentos que o objeto possui. Neste caso, o verde tende a confundir-se com o vermelho.

Deuteranopia

Uma pessoa com este tipo de daltonismo tem dificuldade em distinguir a cor verde. Mas à semelhança da protanopia, os tons predominantes são os castanhos. Assim, por exemplo, ao observar uma árvore, o individuo com deuteranopia vê tudo apenas de uma cor, com uma ligeira diferença de tonalidade entre o tronco e as folhas.

Tritanopia

A Tritanopia é o tipo de daltonismo menos comum. Interfere na distinção e reconhecimento das cores azuis e amarelas. Um individuo com tritanopia não perde totalmente a noção do azul, apenas o vê em tonalidades diferentes. Enquanto que os tons amarelos viram um rosa-claro, e os laranjas tornam-se indetectáveis.

Olho humano:

 

Sobre as lentes:

 Pessoas com Daltonismo percebem a cor de forma diferente das pessoas com visão de cores normal.

Os cones(células especializadas na acuidade da visão diurna e em reconhecer a cor) recebem sinais sobrepostos provocando assim  dificuldades em conseguir distinguir certas cores. Por exemplo, tons de vermelho, castanho e verde podem parecer muito similares.

A tecnologia das lentes Enchroma filtram a luz de maneira a que certas cores do espectro visível sejam mais intensas, mais vivas. Ao refinar a luz antes de chegar ao olho, estes recebem a informação de que necessitam para transmitir os sinais ao cérebro.

A neurociência nunca pareceu tão boa:

Mas, ao criar uma solução para a cegueira da cor, a Enchroma descobriu que construir uma lente avançada é apenas metade das batalhas. A visão de cores tem tanto a ver com o modo como os olhos captam a luz quanto com o modo como o cérebro humano constrói nossa visão da realidade.

O nosso cérebro adapta se ao longo da vida – seja a aprender uma nova lingua ou a ganhar uma nova capacidade. Desde a nascença, a linguagem e o contexto influenciam o modo como compreendemos as cores, assim como os sinais visuais que são transmitidos ao cérebro. 

Veja por si mesmo:
Sendo assim, os óculos da Enchroma podem ajudar quem tenha daltonismo, a identificar melhor e distinguir cores que anteriormente eram confusas, como a cor purpura e o azul. Mas, como os olhos e o cérebro de cada um são diferentes, pode haver tempos de reacção diferentes e, por essa razão, encorajamos cada indivíduo a demorar o tempo necessário para explorar a nova experiência com estes óculos. Com o tempo e uma utilização regular, os óculos da Enchroma podem revelar cores mais vivas e mais brilhantes e ajudar o nosso cérebro a ver e compreender um mundo mais colorido. As lentes Enchroma ajudam a distinguir cores em que o verde e o vermelho estejam presentes, aumentando a percepção dessas cores.
 
 

Pode fazer o teste de daltonismo no nosso site, sendo que há quatro passos que têm que ser dados:

1) Determinar o tipo de cor que não distingue;

2) Identificar prioridades e tipo de lentes;

3) Experimentar as lentes;

4) Escolher o estilo de óculos Enchroma. Pessoas com óculos graduados também podem mandar fazer os seus óculos Enchroma.